Em 2024, a Usideias deu início a série Diálogos Interseccionais, uma iniciativa que irá abordar diferentes viéses da interseccionalidade, conceito introduzido por Kimberlé Crenshaw ao analisar como diferentes formas de opressão (classe, raça, gênero, geracional ou por condição físicas) impactam na vida das pessoas de maneira única.
Na primeira oficina, o tema abordado foi Letramento Racial, diálogo conduzido pela doutora em psicologia e pesquisadora das relações étnico-raciais, Ceça Costa, na condição de Coordenadora Geral da Articulação Nacional de Psicólogas (ues/os) Negras(es/os) e Pesquisadoras(es\os) – NPSINEP. Ceça é referência nos estudos sobre as relações raciais, psicologia antirrascista e nos movimentos sociais de defesa dos direitos humanos e do enfrentamento ao racismo.
Em seus estudos, se especializou na investigação das relações étnico-raciais, abordando como a discriminação racial afeta psicologicamente as pessoas negras, além de pesquisas com foco em desenvolver uma clínica psicológica antirracista, propondo uma nova base de conhecimento para a psicologia brasileira decolonial. Isso inclui a análise do impacto do racismo estrutural e institucional nas comunidades negras e a promoção de práticas terapêuticas que reconhecem e combatem esses efeitos.
A atividade foi realizada em sala virtual fechada para um grupo de convidadas e convidados parceiras(os) da Usideias, dentre lideranças de entidades nacionais, representantes de Organizações da Sociedade Civil e profissionais da área de comunicação e abordou questões cruciais sobre racismo estrutural e a importância do letramento racial na sociedade brasileira.
Esta publicação, que denominamos de ESCUTATÓRIA, é uma prática nossa quando da realização deste tipo de atividade e consiste numa escuta ativa da Usideias, buscando compartilhar os principais pontos levantados, compartilhando as questões para apoiar uma reflexão coletiva sobre os temas tratados.
Sorry, the comment form is closed at this time.