#Pesquisas

  BRASILEIROS EM BOSTON: MEIO SÉCULO CONSTRUINDO COMUNIDADE  

Pesquisa aponta que, independente de quem ocupa a Casa Branca, os dilemas e desafios dos brasileiros imigrantes nos EUA seguem sendo os mesmos

A Usideias executou recente pesquisa liderada pelo Instituto Diáspora Brasil sobre a comunidade brasileira na região da Grande Boston, EUA. O relatório intitulado “Brasileiros na Região da Grande Boston: Mais de Meio Século Construindo Comunidade“, oferece elementos para uma análise da contribuição econômica, social e cultural dos brasileiros em Massachusetts.

O estudo aponta que os brasileiros representam a maior comunidade imigrante na região, com uma população de mais de 140 mil pessoas, incluindo imigrantes indocumentados e aqueles pouco contados em estatísticas oficiais. Destaca-se o papel do empreendedorismo, com aproximadamente 24.500 empresas de propriedade de brasileiros em setores variados, que desenvolvem cerca de US$ 8 bilhões para a economia estadual apenas em 2022 o que demonstra que a comunidade brasileira tem uma importância significativa na economia local e tem avançado em sua representatividade política.

A pesquisa também mapeia os desafios enfrentados por estes brasileiros imigrantes, como barreiras linguísticas, dificuldade de obter documentos legais, diferença culturais e de acesso a direitos.

Num momento de mudanças nos EUA com a eleição de Donald Trump, a pesquisa indica que, nos últimos 50 anos, independente de quem esteve a frente da Casa Branca, os desafios e dilemas seguem sempre sendo os mesmos para os brasileiros imigrantes.

Confira aqui o relatório da pesquisa completo.